Nota de repúdio da Adunifesp-SSind ao caso de violência sexual denunciado na UNIFESP

A Associação dos Docentes da Universidade Federal de São Paulo vem a público manifestar o seu repúdio ao caso de violência sexual ocorrido no ambiente universitário da UNIFESP, denunciado no dia 02 de dezembro na Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

O que motivou a denúncia foram as investigações sobre os casos de violência sexual e moral na Universidade de São Paulo (USP), em audiências públicas promovidas anteriormente também pela Alesp, após relatos de lentidão nos processos administrativos internos à USP para investigação, responsabilização e prevenção de tais ações violentas. Foram diversas denúncias de violência sexual, homofobia, racismo e machismo nos últimos anos, que voltaram ao foco com os violentos trotes aos calouros da Faculdade de Medicina ocorridos neste ano.

Tanto as denúncias quanto a lamentável postura das autoridades da USP acabaram mobilizando e chamando a atenção de membros de outras comunidades universitárias para a necessidade de apuração e punição dos autores destas barbaridades e logo surgiram novas denúncias, como já era esperado, dentre elas a de uma estudante da UNIFESP, violentada nos Jogos Universitários Intercampi da Unifesp, ocorridos durante os dias 20 e 23 de novembro.

Infelizmente, a violência sexual às mulheres não se restringe às universidades citadas, muito menos ao ambiente universitário. É imperativo nos mobilizarmos contra todo e qualquer tipo de violência física e moral, dentro e fora das universidades. Ações como essa não devem ser toleradas muito menos escamoteadas pela suposta manutenção do prestígio institucional. Devem ser denunciadas e combatidas!

Espera-se que os responsáveis pela gestão da Unifesp assumam imediatamente as providências relativas ao papel que lhes cabe de apuração dos fatos!

Adunifesp-Ssind