Nota de repúdio aos atos discricionários da gestão do campus Baixada Santista da Unifesp

A Associação dos Docentes da Universidade Federal de São Paulo – Adunifesp-Ssind – vem a público manifestar o seu repúdio aos atos discricionários da gestão do campus Baixada Santista voltada a um grupo de estudantes e membros da comunidade local, participantes de projetos de extensão universitária, em atividade no campus.

Defendemos a universidade como um espaço público, aberto as demandas sociais, sem distinção, capaz de acolher todos em seu entorno e incentivar a convivência entre membros e não membros da comunidade acadêmica para troca de experiências e saberes. Reconhecemos que esta não é uma tarefa simples, nossa organização social historicamente desigual acaba condicionando e reproduzindo comportamentos que nos afastam desse ideal, entretanto quando a expressão dessa desigualdade toma forma em atos discricionários, devem ser imediatamente reconhecidos, enfrentados e erradicados.

A Adunifesp-SSind é contra todo e qualquer tratamento discriminador. E, por meio desta nota faz um apelo para que o caso da Baixada Santista seja apurado com toda a seriedade que o tema exige. Somente assim tais ações poderão ser enfrentadas e erradicadas, e a universidade constituir-se como um espaço público, organicamente integrado com seu entorno.