Congresso da Unifesp – 2ªetapa (tarde do primeiro dia)

cu308-12-14

Congresso da Unifesp (segunda etapa) – Tarde do primeiro dia – 08/12/2014    

Enquanto a manhã do primeiro dia foi marcada pelas alterações do Regimento do Congresso, durante a tarde foram iniciadas as discussões e votações das teses e propostas apreciadas nos Grupos de Trabalho durante a primeira etapa.

Respeitando a votação da primeira etapa do Congresso as discussões foram retomadas a partir do Subtema 3 – Reformas do Estatuto e do Regimento: estruturas de poder e representatividade. A Comissão Organizadora junto à Mesa Diretora organizaram e apresentaram as propostas discutidas e aprovadas nos Grupos de Trabalho, dentro do subtema 3, por novos temas; e o primeiro, que tomou toda a tarde deste dia foi a Paridade entre segmentos nos Conselhos.

Foram muitos pontos discutidos, apreciados e votados em plenária, que serão sistematizados ao final do Congresso e tornados público a toda a comunidade universitária. Gostaríamos de ressaltar alguma importantes decisões, entre elas: 1) com relação à tese 11 foi aprovada em plenária (por contraste) que todas as instâncias deliberativas da Unifesp devem ser paritárias; 2) com relação à tese 12, dentro do mesmo tema, foi aprovado em plenária (por contraste) a eleição direta e paritária entre as categorias da Comunidade Universitária para Órgãos Centrais e demais Órgãos Colegiados da Unifesp; ainda em relação à tese 12, de forma complementare, foi aprovado em plenária (por contraste) que O CONSU e demais colegiados serão constituídos por membros natos e eleitos. Membros natos não terão direito a voto, somente se eleitos pelos pares para a específica representação no CONSU, membros eleitos terão direito a voz e voto com respeito à paridade entre categorias docente, discente e TAE.

As discussões e decisões deste tema e subtema avançam por todo o dia de amanhã, por isso é de fundamental importância da presença dos delegados eleitos, aqueles que já presentes no primeiro dia e também daqueles que não puderam comparecer. O Congresso da Unifesp, para discutir os rumos da universidade continua! Participe!